SEMANA MUNDIAL DO GLAUCOMA – 12 A 16 DE MARÇO DE 2014

A semana que vai de 12 a 16 de março é chamada “Semana Mundial do Glaucoma”, uma iniciativa conjunta com a Associação Mundial de Glaucoma e Associação Mundial de Pacientes de Glaucoma. Nesta semana mundial ocorrem diversas ações de orientações (campanhas, conferências sobre o tema, artigos de imprensa, cursos e outras formas de conscientização social).

A Sociedade Latino-Americana de Glaucoma (SLAG) convida empresas regionais, instituições e autoridades governamentais, organizações não governamentais, pacientes, médicos oftalmologistas e clínicos gerais a participarem de diversas atividades nos seus países e compartilhar todas as informações sobre essa Semana Mundial do Glaucoma, afim de gerar uma difusão universal e maior índice de conscientização sobre a doença e prevenção.
- Glaucoma é uma doença progressiva, que causa a perda da visão de forma irreversível. Não costuma dar sinais de alerta até o estágio avançado.
- 50% das pessoas afetadas em países desenvolvidos – e até 90% das pessoas em países em desenvolvimento – não sabem que possuem a doença e não são tratados, por isso a conscientização da comunidade deve ser crescente em todo o mundo.
- A conscientização das comunidades inclui o conhecimento da doença e das necessidades de exames periódicos da visão para permitir o diagnóstico precoce da doença e prevenir a deficiência visual.

As atividades sugeridas são:
- organizar eventos “portas abertas” na instituição
- organizar um dia de análise gratuito nas instituições
- organizar eventos em locais abertos ao público (shoppings, espaços públicos, igrejas, comunidades, etc)
- organizar conferencias educacionais para os pacientes em suas instituições e locais públicos
- organizar para determinados pacientes bate papo em suas instituições ou locais públicos
- publicidade e informações em sites, blogs, boletim informativo dedicado ao dia do Glaucoma, artigos e entrevistas com pacientes portadores da doença.
- distribuição de materiais informativos em instituições, mídia em espaços públicos falando sobre o assunto (folhetos), etc.
- contato diário com publicações sobre o Glaucoma.
- comunicação em jornais para cobrir o Dia Mundial do Glaucoma
- comunicação em rádios para cobrir o Dia Mundial do Glaucoma
- comunicação na TV para cobrir o Dia Mundial do Glaucoma

CUIDADO: é extremamente importante que toda a comunicação realizada seja através de um oftalmologista ou pelos organizadores do Dia Mundial do Glaucoma (www.wgday.org). Esses são conhecidos mundialmente pelos seus esforços na oftalmologia no seu país, afim de aumentar a conscientização sobre a doença.
- Site do Dia Mundial do Glaucoma: www.wgday.org
- Site da Associação Mundial do Glaucoma: www.globalaigs.org
- Site da Associação Mundial dos Pacientes com Glaucoma: www.aigpo.org

Editorial Dia do Glaucoma